quinta-feira, 21 de maio de 2009

Tricotando com Ricardo Bessa.

Estou inaugurando hoje um espaço no blog para entrevistas, duas vezes por mês, quem gosta de figurinos terá a oportunidade de conhecer e "tricotar" com profissionais da área. Aceito sugestões de profissionais para serem entrevistados e perguntas.

O escolhido para inaugurar este espaço é Ricardo André Bessa, estilista, figurinista (de teatro, cinema, T.V. e shows), escritor, diretor, produtor, dramaturgo, cenógrafo e professor universitário, (praticamente um multi-homem).
Formado em Design de Moda pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e mestrando em moda, cultura e artes pelo Senac - São Paulo. Ricardo que já assinou figurinos em Fortaleza, Paraíba, Santa Catarina e São Paulo, também é meu professor de montagem e leciona outras matérias como: modelagem, teorias da moda, história do vestuário e moda brasileira na Faculdade Paulista de Artes (FPA). E topou na hora participar deste espaço, e sendo assim batemos um papo divertidíssimo durante o intervalo da aula, espero que todos gostem.

F.I.: Há quanto tempo você trabalha como figurinista?
R.B.: Trabalho a muito tempo na área teatral, mas uma data oficial seria o ano de 1992.

F.I.: Como você entrou nesta área?
R.B: Sempre fui muito ligado ao teatro, participei de todas as etapas, iluminação, produção, cenografia, e acabei desenvolvendo figurinos por falta de profissionais na área. A principio meus figurinos vieram do acervo de minha mãe, que possuía uma quantidade muito grande de peças antigas, quase um brechó. Me identifiquei tanto com os figurinos que eles me levaram a cursar design de moda. Piquinique no Front, figurino de Ricardo Bessa

F.I.: Você desenvolve figurinos para todas as áreas mas qual é a sua predileta?
R.B.: Com certeza o teatro. Pois o teatro é a arte do ator, e o figurino é a sua segunda pele.Cena de espetáculo com figurino de Ricardo Bessa

F.I.: Qual foi o trabalho que você mais gostou de fazer? E Por que?
R.B.: Gostei muito de fazer cine
ma, Porque foi um dos meus maiores desafios. Foram oito meses de pesquisa, dois meses de filmagem (todos os dias), e a espera de quase dois anos para ver o trabalho finalizado estreando nas telas. Mas foram muitos os trabalhos que eu gostei de fazer.
A Rosa Escarlate, espetáculo montado em
Fortaleza, foi um destes, onde fiz um trabalho diferenciado de pesquisa de tecidos e formas e contei com a parceria do cenógrafo Jesé Dias.
O sonho de Inacim figurino de Ricardo Bessa

F.I.: Gostaria que você me contasse um pouco sob
re o seu processo de criação:
R.B.: O meu processo de criação é simples, leio
o texto muitas vezes e vou desenvolvendo o perfil de cada personagem. A parceria com outros profissionais da área, como diretor e cenógrafo também é essencial, para poder dar direcionamento ao trabalho, e saber o que deve ser evidenciado. E por fim é importante também valorizar o tipo físico de cada ator.
Catarina, figurino de Ricardo Bessa

F.I.:
E como você diria para quem está pensando em trabalhar na área?
R.B.: Leiam e estejam ligados a história e ao que acontece no mundo.


O Filme que Ricardo assina o figurino estreia es
te ano nas telas do cinema se chama O Sonho de Inacim, e conta com José Wilker no elenco, mais informações no site: www.sonhodeinacim.com.br
Ricardo escreve também contos e cronicas em seu blog: www.ricardoandrebessasocialclub.blogspot.com

E você, conhece o Ricardo Bessa ou os trabalhos dele? de sua opinião!
Um abraço.

Galera: Desculpem a ausência!

Galera desculpem a ausência, mas uma gripe muito forte me derrubou esta semana, e pra completar meu provedor de Internet também andou de férias nestes últimos dias, mas estou com muitas novidades e um espaço novo reservado para conhecermos melhor os figurinistas e produtores de moda de São Paulo. O primeiro entrevistado é o multi-homem Ricardo Bessa, e vocês acompanham esta entrevista ainda hoje aqui no blog.

Um abraço.