quinta-feira, 11 de junho de 2009

Os Oscarizados: Maria Antonieta 2007.


Hoje começo a discutir com vocês os figurinos que foram premiados com a estatueta dourada. Começo com o ano de 2007, onde o vencedor foi Maria Antonieta, filme de Sofia Coppola.
Milena Canonero levou a Oscar pra casa feliz da vida, e na minha linda cabecinha começou a brotar uma duvida, será que Milena faria um figurino tão bom quanto o de Maria Antonieta, se ela tivesse um baixo orçamento para trabalhar?? Fazer coisas lindas com milhões é fácil, será que o Oscar não premia sempre as mesmas cartas marcadas, sempre as produções parecidas, não sei. Adoro filmes de época e o filme de Sofia Coppola é um deleite para os olhos, é tudo milimetricamente perfeito os sapatos combinam com as xícaras e com os docinhos, uma delicia de se ver realmente.
Porém um dos figurinos mais bem produzidos da história do cinema, também disputava a estatueta, o incrível Diabo Veste Prada. Atualíssimo, verdadeiramente belo, transformador assinado por uma "maga" Patricia Field. Fiquei me perguntando e confabulando com as pipocas naquela noite de domingo, o que seria mais difícil: trabalhar com poucas referências históricas e têxteis, ou com uma "tsunami" de informações reais???
Não desmerecendo Milena Canonero e seu figurino espetácular, mas se eu fosse da Academia, Patricia Field levava fácil este Oscar pra casa.

Os outros três indicados naquele ano foram: A Maldição da Flor Dourada, A Rainha e Dreamgirls.
E você concorda comigo? Pra você quem realmente merecia a estatueta em 2007?
Um abraço.