sábado, 11 de julho de 2009

Um Achado!


Vasculhando a rede atrás de coisas novas encontrei um blog ótimo sobre cinema,o Cinema de Primeira http://joaoluis28.wordpress.com/ que além de filmes, trás textos sobre cenografia, figurino, direção e etc.
Leitura inteligente e coerente para os amantes da sétima arte.
Um destes textos "maravilhosos" que diz respeito a figurino, o João Luís de Almeida Machado que é o autor dos textos e responsável pelo Cinema de Primeira me autorizou a postar aqui no blog. Ofereço este texto de excelente qualidade de presente aos meus leitores e profissionais da área de figurinos e parabenizo e agradeço desde já ao João Luís pelo excelente trabalho que ele vem fazendo em seu blog.
Lá vai Galera:

Os figurinos e a definição do tempo e espaço do filme

Os figurinos são as peças de vestuário que compõem o guarda-roupa de uma produção cinematográfica. Quando nos referimos a essa particularidade de uma produção fílmica estamos falando das roupas, calçados e acessórios selecionados por um profissional especializado, auxiliado por uma equipe de trabalho igualmente conhecedora do assunto que, de acordo com as necessidades e particularidades do roteiro e da direção de arte e geral de um filme [e também dentro dos limites dos orçamentos de cada produção] selecionam as peças do vestuário que irão ser usadas nas filmagens.
Através dos figurinos o que se pretende é que o espectador perceba com clareza o tempo, o espaço e até mesmo as condições climáticas [as estações do ano] em que se desenvolve a história apresentada no filme. As roupas também são indicativos marcantes das características dos personagens e podem indicar, por exemplo, timidez, altivez, personalidade, caráter, originalidade…
Quando falamos que os figurinos indicam o tempo, estamos nos referindo ao período histórico em que se passa a trama [passado, presente ou futuro], ao período do ano [estações, meses, festividades, feriados] e ainda ao período dos dias retratados [manhã, tarde, noite ou madrugada]. Os trajes dos personagens também servem para indicar origem social e local onde essas personagens desenvolvem suas atividades, vivem suas vidas [cidade, campo, praia, deserto, zona industrial, zona agrícola].
Há três categorias essenciais de classificação dos figurinos, a saber:
1. Figurinos realistas – Aqueles que tentam retratar de forma totalmente fidedigna uma determinada época, local, realidade histórica [presente, futura, passada].
2. Figurinos para-realistas – São aqueles que se baseiam nos figurinos de época mas que se permitem adaptações e releituras, inspiradas em outras épocas e períodos, realidades e locais.
3. Figurinos simbólicos – São utilizados quando não há elementos suficientes para definir os padrões de vestuário predominantes numa determinada época ou localidade, situação que abre a possibilidade dos figurinistas criarem de acordo com parâmetros aproximados ou totalmente inovadores.

Por João Luís de Almeida Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário